domingo, 23 de novembro de 2008

Locais II

Rua de D. Manuel I - Antiga Rua de Santo Estevão

Andava eu a passear, com a minha "lata-máquina-de-tirar-fotografias" em Beja, já a preparar-me para voltar para casa, quando algo me disse para entrar nesta rua.

Senti... da mesma forma que sentimos algum desconforto quando nos estamos a esquecer de algo...

Voltei para trás, pensando...mas afinal o que haverá de interessante nesta rua?

50 metros à frente e deparo-me com a imponente Torre de Menagem, a sair dos telhados do fim de rua.

Ele há coisas do arco-da-velha.

Apontei a minha Canon para registar a luz existente. Fiz uns cálculos...Destapei a minha lata de rebuçados durante 10 segundos. Revelação na Loja do Sr. Espinho. Digitalização e tratamento final para dar um efeito granulado.

E aqui está ela.

Sei pouco acerca desta rua.

Actualmente chama-se rua D. Manuel I, talvez em memória do antigo nome da Praça da Republica.

Já foi a rua de Santo Estevão, devido ao facto de no seu inicio, encostada à Igreja dos Prazeres, se encontrar a Ermida de Santo Estevão que foi fundada em finais do século XIII para jazigo do cavaleiro Estêvão Vasques. Já foi celeiro, mas em 1940 reabriu ao culto.

É de facto um sitio a visitar.

Deixo-vos um mapa dos finais do sec. XIX, em que se percebe a orientação da rua em relação á torre de Menagem. ( Torre de Menagem no canto inferior esquerdo, e a Rua de Santo Estevão com inicio no canto superior direito)

E deixo uma pergunta: Seria descabido voltar a chamá-la de rua de Santo Estevão? Assim como assim, entre nome de Rei e nome de Santo, escolha-se o que tem mais sentido. A Republica não se importa.



Espero pelos vossos comentários.

Sem comentários: