sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Cadeia de União




Cadeia de União por Carmen Lara Alexandre
( reprodução autorizada pela Artista)




"Meia noite em ponto. Mais uma jornada na construção do templo terminara. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor do Ébano para o tão merecido descanso. Eis que subindo em sua direcção, aproxima-se seu mestre construtor predilecto, que lhe diz: 

- Mestre Hiram... vou lhe contar o que disseram do segundo mestre construtor...
Hiram, com sua infinita sabedoria, responde:


- Calma, meu mestre predilecto; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar as informações pelas “Três Peneiras da Sabedoria”?
- Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas. Respondeu o predilecto.
- Sim... meu mestre predileto! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção. Tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria e na primeira que é a da Verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?!
Meio sem jeito o mestre responde:
- Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...
Hiram continua:
- Então se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a da Bondade. E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?!
- De maneira alguma mestre Hiram! ... Claro que não! 


- Então a tua estória acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira e última, e te faço a derradeira pergunta: Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu irmão e companheiro?!
- Realmente mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...
- Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar. 


- Entendi poderoso mestre Hiram. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca. 


- És agora um mestre completo. Volta a teu posto e constrói teus templos, pois terminastes teu aprendizado. Porém, lembra-te sempre: As abelhas construtoras do Universo, nas imundices  dos charcos, buscam apenas as flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas. "



  História que se conta, de quando em vez.

Sem comentários: