quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Igreja da Piedade

Foto: Pedro Horta


Andava eu, em Beja, de mapa na mão, à procura da antiga Igreja da Piedade...

Já em 1870 não vinha no mapa....só ecos da sua presença.


Junto ao Castelo... Onde?
O Beco da Piedade...Será a casa do canto do Beco?
O Largo da Piedade...Qual destas Casas será?

Não encontro. Volto passado um mês.

Não encontro. Vou-me embora.

Vou ao Arquivo da Câmara (na Rua das Lojas)...subo as escadas....

Diga, quer alguma coisa?- Dispara um, voltando a cara, fazendo-me aguardar 2 minutos.

Procuro o Arquivo Fotográfico, digo amiude, sentindo-me mal no meio de tanta notoria intelectualidade.

Não é aqui, é na Rua da Moeda.
Diz ao rapaz onde é...

Estive quase para disparar um...obrigado miúdo...mas...
Fica como elogio. É bom um maduro ser tratado por rapaz.

Saio.

Chego à Rua da Moeda... Entro.

Diga - dispara outro.

Procuro o Arquivo Fotográfico....

Não é aqui, é na rua ao lado.

Mas se vim de lá agora...disseram-me....

Telefona-se para lá...ah...está de férias? mas não era preciso mandarem o senhor para aqui.

Sabe...diz-me. Isto ainda está fechado. Volte e fale com o senhor x.

Voltei, falei...mas fazer investigação, de pé, enquanto o nosso interlocutor bufa...é dificil.

Não consegui uma fotografia antiga do largo da Piedade. Trago outras do Chafariz do Jardim dos Aliados.


Mas eis que volto ao Castelo. Olho para cima e peço ajuda divina para a minha demanda...e eis que surge..escondida atrás de um muro...a Igreja da Piedade.

Sem comentários: