Na post anterior falei da Praça Velha, antigo centro de Beja, antes da remodelação da Praça da Republica, por D. Manuel. ( na altura denominada Praça Nova).
A Praça Velha é precisamente o espaço adjacente à Igreja de Santa Maria, também denominada Praça do Peixe.
As suas origens remontam ao período visigótico, no século VII, e possivelmente terá sido transformada em mesquita, durante a ocupação árabe, no século VIII. A construção actual foi edificada no século XIII, sofrendo posteriores alterações.
Junto ao largo enontramos uma Torre. Desconhecendo , por agora, o seu significado primeiro.
Vi algures que houve um judeu importante de Beja, de nome Guedelha, foi presenteado com duas torres em Beja: "Da mesma forma Guedelha, filho de Judá, que sucedeu seu pai no rabinato-mor e ocupou o cargo de tesoureiro da rainha-mãe, Brites, foi estimado pelo rei, que o presenteou com duas torres em Beja."
Não sei se seria esta.
Se alguém conseguir datar a sua construção, talvez se consiga entender a sua finalidade.
Lembro-me contudo de uma história que a minha avó me contou no Natal:
- Havia em Vila Real de Santo António umas personagens algo enigmáticas. Uma era o Epaminondas ( um Grego talvez, ligado ao negócio das conservas ou muito mais possivelmente ao ramo da Construção Naval ou da Armação, qual Onassis). O outro era o General Garcias, que tinha uma torre em casa, na qual observava o firmamento.
Descobri que era normal as casas serem guarnecidas de Torres.
Seria este o caso? Ou teria uma função religiosa, ligada ao facto de a Igreja de Santa Maria ter sido uma Mesquita?
Uma almenara?
Não sei, especulo apenas.
Sem comentários:
Enviar um comentário