terça-feira, 3 de junho de 2008

Como tudo anda ligado....


Se nos pusermos a pensar um pouco, reparamos que tudo é semelhante. Na Tábua Esmeraldina de Hermes Trimegisto escrevia-se que o que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima. Cada dia que passa acredito mais profundamente nestas palavras que ouvi pela primeira vez há quase 10 anos.
Tudo é semelhante.
Da mesma forma que o que somos hoje é o resultado do que fomos até ontem, mais o passo que demos hoje.
Da mesma forma que a grande galáxia de andrómeda tem a mesma natureza do mais infimo átomo de uma pulga
Da mesma forma que para conhecer o universo nos basta olhar ao espelho
Da mesma forma...
Assim penso que seja o mundo. Um mesmo Corpo, um mesmo Ser.
E para compreender isso não é necessário ler grandes manuais e revelações dos Mahatmas, nem dos Budas, nem dos Khrishnas. Basta olhar à volta e perceber como tudo tem a mesma natureza.

Isto tudo vem a proposito das duas imagens desta postagem. Foram obtidas segundo um processo chamado "anthotypes". Nada mais do que obter uma pasta de plantas, pincelar uma superficie com essa pasta, colocar uma imagem por cima, esperar uns dias para que haja uma reacção com os raios UV, retirar a imagem, observar o resultado.

Mas se repararmos bem, o resultado final não é só isto. Incorpora todos os passos dados, e não apenas o do processo em si.
Neste caso incorpora um passeio com a minha filha no campo, apanharmos flores, explicar-lhe o nome das árvores. Dentro das imagens de cima estão também o regresso a casa, a conversa que tivemos, os segredos que me contou, a meia hora que esmigalhámos num almofariz as plantas e as flores, a pintura da folha, a escolha do motivo, os dias de espera, a alegria do resultado.
E só percebi o valor de tudo isto, quando a minha filha chamou aos dois desenhos: "Passeio no campo num dia de sol de verão" ( a imagem de cima é um sol, a debaixo o passeio)

Da mesma forma que a camara escura que dá corpo á máquina estenopeica é um verdadeiro athanor de luz e tempo em que a obra é a imagem obtida.

Da mesma forma...
Enviar um comentário