domingo, 1 de junho de 2008

Atum, só se for Bom Petisco


Aqui fica uma montagem com as últimas do meu laboratório caseiro. É qui que tudo nasce. É um pouco como o outro que fazia arte com cornos de vaca: Sai tudo da minha cabeça. ..
É um pequeno quarto interior, com uma velha casa de banho que só lá tem uma máquina de lavar , e que serve perfeitamente como balcão da zona húmida do laboratório. Tenho dois ampliadores, mas só uso o jessops, visto que me falta um condensador para o durst. ( em substituição coloquei um vidro fosco para o transformar em difusor...mas não é a mesma coisa, talvez o transforme em ampliador estenopeico) No último quadrado do lado esquerdo estão duas ampliações com recurso à técnica Lumen, já descrita anteriormente neste blog...um "efeito" muito desfocado e acastanhado....mas está bem....
As latas de atum....foram aproveitadas (!) e transformadas numa esplendida máquina fotografica estenopeica que utiliza rolos 35mm a preto e branco de 400Asa ( ou outros, inclusivé a cores de vários formatos). Tem um Fstop de 167.
Quem for curioso aqui ficam as equivalencias para um fotometro a F22
1/1000 1/15
1/500 1/8
1/250 1/4
1/125 1/2
1/60 1 s
1/30 7 s
1/15 20 s
1/8 42 s
1/4 1 m
1/2 3 m
1 s 7 m
2 s 16 m
4 s 40 m
8 s 2 h
15 s 5 h
30 s 1 7 h
1 m 64 h
2 m 243 h

Assim, se a minha velha Canon com o focal aberto em f22 disser que para determinado plano terei que manter o obturador aberto durante 0,25 segundos....então com a máquina do atum terei que a destapar durante um minuto.

Já agora...alguém a quer comprar? Vendo barata ....É Bom Petisco

PS: As fotografias forma tiradas e enquadradas pela minha filhota Beatriz que tem cinco anos...Nada mal, nada mal mesmo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns Pedro.
É uma arte lindíssima que muito me desperta a atenção.
Acho fabuloso mesmo.

Pedro Horta disse...

Mad:

Agradeço da parte que me toca.
Desculpa não o fazer mais cedo...
Sabes madalena, não é a fotografia em si que me interessa. Não sou um fotografo, nem nunca serei. Não tenho a capacidade de tirar os angulos certos às imagens. Da mesma forma que se vires os meus desenhos e os da minha filha não perceberás a diferença.
Este blog acaba por ser um forma de expressão visual... plástica se quiseres.
É de facto uma arte, mas no sentido de trabalho...de aprendizagem interior....
Vamos falando.
Obrigado

Anónimo disse...

nao sei se devia comentar,visto que vivo com o proprio artista. as vezes num meio da tanta confusao,sao latas,papeis,produtos quimicos...mas depois quando vejo o resultado.penso nao ha duvida ele tem um dom.um dom de ser muito curioso e por isso ve aquilo de mais simples mas,o mais belo.parabens amor.

Anónimo disse...

As abelhas, construtoras do Grande Arquitecto do Universo, nas imundíces dos charcos, buscam apenas flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas