domingo, 1 de junho de 2008

Atum, só se for Bom Petisco


Aqui fica uma montagem com as últimas do meu laboratório caseiro. É qui que tudo nasce. É um pouco como o outro que fazia arte com cornos de vaca: Sai tudo da minha cabeça. ..
É um pequeno quarto interior, com uma velha casa de banho que só lá tem uma máquina de lavar , e que serve perfeitamente como balcão da zona húmida do laboratório. Tenho dois ampliadores, mas só uso o jessops, visto que me falta um condensador para o durst. ( em substituição coloquei um vidro fosco para o transformar em difusor...mas não é a mesma coisa, talvez o transforme em ampliador estenopeico) No último quadrado do lado esquerdo estão duas ampliações com recurso à técnica Lumen, já descrita anteriormente neste blog...um "efeito" muito desfocado e acastanhado....mas está bem....
As latas de atum....foram aproveitadas (!) e transformadas numa esplendida máquina fotografica estenopeica que utiliza rolos 35mm a preto e branco de 400Asa ( ou outros, inclusivé a cores de vários formatos). Tem um Fstop de 167.
Quem for curioso aqui ficam as equivalencias para um fotometro a F22
1/1000 1/15
1/500 1/8
1/250 1/4
1/125 1/2
1/60 1 s
1/30 7 s
1/15 20 s
1/8 42 s
1/4 1 m
1/2 3 m
1 s 7 m
2 s 16 m
4 s 40 m
8 s 2 h
15 s 5 h
30 s 1 7 h
1 m 64 h
2 m 243 h

Assim, se a minha velha Canon com o focal aberto em f22 disser que para determinado plano terei que manter o obturador aberto durante 0,25 segundos....então com a máquina do atum terei que a destapar durante um minuto.

Já agora...alguém a quer comprar? Vendo barata ....É Bom Petisco

PS: As fotografias forma tiradas e enquadradas pela minha filhota Beatriz que tem cinco anos...Nada mal, nada mal mesmo.
Enviar um comentário