terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Workshop de Fotografia Pinhole e Escrita Criativa


Estão abertas inscrições para este Workshop Pioneiro que conjugará Fotografia Pinhole e Escrita Criativa, procurando através da gestação/apropriação de uma imagem no interior de uma caixa, transformá-la no ponto de partida para a criatividade literária.

A imagem é a base da escrita. Parece-me. Lemos e imaginamo-nos, recriamo-nos, cavaleiros, príncipes, princesas, heróis.

Também no inicio da humanidade assim teria sido. a luz que passava por pequenos buracos nas cavernas, reproduzia no seu interior escuro as planícies, os animais, animados, constituindo desta forma quer um cinema primordial, quer a base para as pinturas rupestres, que depois serviam de suporte às histórias que se contavam.

Depois vieram as reproduções em sais de ferro e de prata, fotografias, cinema, ilustrações....sempre a acompanhar as histórias que contamos ao redor da fogueira, ou, no quarto, antes de dormir. 

Reforçando as alegrias, os perigos, os dramas.

Imagem e conto estão assim associados deste o inicio.

Há milhares de anos que assim é. 

Pensamo-nos muito distantes do neolítico, mas, porque apenas as roupagens são diferentes, reproduzimos hoje, dia após dia, os mesmos atos daqueles nossos antepassados.

Talvez seja um fatalidade Humana. Talvez o conto e a imagem sejam muito mais importantes ao nosso desenvolvimento civilizacional do que pensamos.

Neste workshop não nos iremos vestir com peles, nem mergulharemos no Algar do Carvão....

Mas iremos reproduzir, através da técnica pinhole, a criação das imagens que depois serão aproveitadas para a criatividade literária dos participantes.

Tal como no inicio dos tempos.

Quem estiver pela Ilha Terceira, faça o favor de contactar a Biblioteca de Angra do Heroismo.

Lá estaremos, eu e o Ricardo Ávila.







Sem comentários: