sábado, 4 de agosto de 2012

Porque não Lomo?





Hoje fomos dar uma volta pelas festas da Praia da Vitória.
Levámos algum dinheiro no bolso para eventuais gastos, que acabou bem investido em donuts, borboletas de flor, 2 coca-colas, 1 Iced Tea.

O pequeno João, cansado, decidiu pedir-nos, à sua maneira, para nos irmos embora.
E nós fomos, porque a sua maneira de pedir as coisas atinge decerto  e directamente um ponto qualquer no cérebro primitivo dos pais, que (n)os obriga a aceitar.

Mas levei também, não as normais caixas de cartão para tirar fotografias ( porque ainda se encontram encaixotadas ( parece redundância, mas é tristeza), mas uma aplicação simples, para Android que descarreguei gratuitamente nesta manhã.

Trata-se do aplicativo Lomo Camera App para Android que pode ser descarregado no Market para Android,


 
Muito interessante, utiliza a câmara do telemóvel para tirar fotografias de acordo com as caracteristicas de algumas câmaras Lomo, juntando ainda a possibilidade de se escolher a emulsão ou o tipo de negativo.

Mais interessante seria mesmo comprar uma lomo verdadeira, das várias que encontramos no mercado sendo algumas pinhole. ( ver em www.lomografiaportugal.com)


O conceito de câmara barata de plástico, extremamente bem conseguida do ponto de vista criativo, torna as lomo num estágio intermédio do conceito de fotografia alternativa.

Algo que se sabe ser diferente, mais nihilista, mais imprevisto.

Eu continuo a preferir construir as minhas máquinas de latas de leite, sardinha, caixas de sapatos...mas devo confessar que o conceito lomo ( algumas lomo são pinhole), me atrai bastante.

Talvez um desafio para quem está agarrado ao digital, mas sente que tal não satisfaz e pretende embrenhar-se nas coisas da foto-grafia de forma mais intimista....

O que acham?

Devo-vos dizer que não ganho nada com esta postagem....mas tinha de retribuir a satisfação que me deu obter estas fotografias da Festa da Praia, com um simples aplicativo gratuito.

Já agora, mesmo que não gostem de lomo, e caixas de sapato e nihilistas e malucos...passem na Praia da Vitória...há de tudo....como na feira.

Sem comentários: