Pedra com Símbolo Solar. Revelado em Chá de Eucalipto com Vitamina C (Caliptol C)
Depois de destilar, sem separar cabeça, espirito e rabo, obtive uma água, baça, com forte odor a mentol. No alambique repousava agora, quente, uma infusão de Eucalipto.
A 300ml desta juntei 4 colheres de carbonato de sódio.
Sujeitei um filme de 16mm, não revelado, mas exposto fortemente à luz, à sua acção.
Revelou em 15 minutos. Foi fixado para confirmar a acção reveladora.
Mergulhei então filme idêntico no destilado, para perceber se o agente redutor ficara no alambique ou se tinha acompanhado o vapor de água.
Na mesma quantidade de solução e carbonato de sódio, reparei que, ao fim de uma hora, o filme não se encontrava revelado.
Assim, o redutor encontra-se na infusão de Eucalipto e não sofre arrasto do vapor.
Ao fim de 4 dias, aqueci 300ml de infusão, a qual já apresentava bolor, e juntei 3 colheres de café de carbonato de sódio.
Ampliei uma fotografia, durante 50seg, lente em fstop 4.5, a meio metro de distância do papel.
Ao fim de 10 minutos obtive uma imagem, ténue, sem brancos, nem negros, mas com quase ausência de grão.
Voltei a repetir a experiência, mas adicionei 4 gramas de Ácido Ascórbico. A imagem revelou em 5 minutos, tendo registado aumento do contraste. (a desta postagem)
Parece que é de concluir que este revelador age de forma extremamente pouco contrastada, necessitando de ser acompanhado ou de forte alcalinizante e porventura ácido ascórbico.
Irei experimentar ainda usar infusão fresca, repetindo o processo, a fim de perceber se agente redutor enfraqueceu em 4 dias,
Irei igualmente experimentar a acção desta infusão com Hidroquinona e com Brometo de Potássio, a fim de tentar aumentar o contraste e ver se se comporta de forma identica a revelador Metol-Hidroquinona.
Sem comentários:
Enviar um comentário