domingo, 15 de novembro de 2009

Técnica


Foto:Pedro Horta


Reconheço não ter capacidade de comprar um digitalizador de algumas centenas de euros. Nem tão pouco material fotográfico que justifique tamanho investimento.

No entanto tenho que digitalizar os meus negativos de médio formato ( 6X6 e 6X9).

Inventei um pequeno esquema, que embora não garanta a melhor qualidade, permite transformar um simples scanner, num digitalizador de negativos:

Utilizei,
Uma lâmpada das económicas (porque difunde melhor a luz) e
Uma pequena placa de acrílico leitoso  (em ultimo caso uma folha de papel branco).

Depois é só realizar a digitalização com a melhor qualidade possível e no fim inverter.

Em boa verdade utiliza o mesmo principio dos ampliadores difusores. A luz em vez de ser condensada através de uma lente apropriada para o tamanho do negativo é simplesmente difundida sobre o negativo.

Por acaso estou-me agora a lembrar que tenho um no meu laboratório e que aceita negativos 6X9....

Vou lá abaixo.

Sem comentários: