segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O 5 de Outubro




O 5 de Outubro de 1910

Não, não vou falar de carbonários e maçons. Não vou falar de reis e príncipes. Não vou dar vivas à Republica e aos seus ideais.

Não vou tão-pouco agradecer a coragem dos carbonários da rotunda.

Vou simplesmente agradecer a má pontaria dos  Republicanos que há 99 anos foram a Alcobaça, à Quinta onde morava a minha trisavó

Agradeço aos que não acertaram na minha querida bisavó ( em pé ao centro ) e que por isso permitiram a minha existência....mas claro está, também a do meu papá e da minha avó, da minha filha e da minha irmã.

Bem como permitiram que a avó Esperança de Sá, que viu as balas passarem a um centímetro da sua cabeça, enquanto repousava na sua sua cama, chegasse a velhinha.


Se eles tivessem acertado, se bem que procurando executar justiça sumária sobre o Senhor Aguiar (monárquico e membro da Policia Internacional - na foto sentado) e sobre a sua esposa e filhas, não teria o mundo conhecido esta boa estirpe.

Ironicamente, bons republicanos. Ironicamente mais qualquer coisa.

O Sr. Aguiar, não necessitou das balas para morrer pouco tempo depois. E os Republicanos Portugueses, não perderam nada com esta acção falhada, bem pelo contrário.

É que na vida, por vezes, senão quase sempre, as nossas acções têm resultados diametralmente opostos aos nossos propósitos. 






Sem comentários: