domingo, 12 de julho de 2009

Capela de Nossa Senhora do Rosário



Fotografia Estenopeica, Filme Fomapan 400 Revelado em XTOL 1:1, 8 minutos

Andava eu por Beja, com um velho mapa de 1870 ( não é assim um mapa tão velho para se passear na parte histórica de Beja.).
Rua da Cisterna, Rua do Esquivel, Rua da Capelinha....

Rua da Capelinha, mas qual capelinha?

Se os nomes eram atribuídos, pela Coisa a que iam dar, então teria que ter existido uma Capela no fim, ou no inicio da actual Rua dr. Manuel de Arriaga, antiga Rua da Capelinha.

Seria que se referiam á própria Igreja de Santa Maria da Feira?. Não faria sentido chamar-se Capelinha àquela que foi já Catedral de Beja.

Não foi contudo dificil encontrar.

Fomapan 400, obturado a 200 e revelado em Xtol 1:1 em 8 minutos


Comecei por procurar em dois sítios. No inicio e no fim. Como convém.

Quando estava nas traseiras da Igreja de Santa Maria, lembrei-me de ter ouvido/lido que em tempos a Igreja não se encontrava ligada à Torre que lhe está sobranceira.

Fui à Biblioteca e numa rápida pesquisa, encontrei um pequeno artigo que descrevia uma inspecção feita à antiga Filial da Caixa Geral de Depósitos que alí existia e que tinha sido construida na decada de 20.

Procurei uma fotografia para ilustrar a velha Caixa Geral de Depósitos.



No artigo lá vinha a informação de que o Edificio da Caixa Geral estava em perigo, que tinha rachadelas, que a torre não se encontrava de inicio ligada à Igreja ( voilá!), que a Torre ab initio era metade daquela que é hoje ( os relógios são setecentistas, e a torre inicial era a "parte" do lado da porta e seu campanário), etc,etc...e que tinha sido uma má opção construir a sede da Caixa, na antiga capela... de Nossa Senhora do Rosário.

E aqui está a prova, numa fotografia de 1870...





Tenho pena de duas coisas:

A primeira é de ser desorganizado. Tenho a certeza que tirei cópia do artigo, mas não encontro e já não sei se fazia parte de uma revista "Arquivo de Beja" ou se era um documento avulso...
Vou perdendo papéis, não me lembro onde é que li e depois vou perdendo a informação sobre as coisas desta Terra.

A segunda coisa que tenho pena...é que não sou só eu a perder a memória...

Eu sou apenas eu...agora os outros...isso é outra história.

2 comentários:

farponne disse...

Estou a fazer um trabalho sobre a Capela e a informação que encontrei aqui é a que procurava.

Vou ainda tentar encontrar esse artigo na Biblioteca de Beja.

Um abraço e obrigado

Pedro Horta disse...

Caro plancas.

Obrigado eu pela visita...

Julgo que é um artigo da Revista Arquivo de Beja.

Se eu encontrar primeiro mando-te um mail.

Já agora...se tiveres permissão para entrar na "Capela" convida aqui o amigo....

Abraço
Pedro